top of page

Highlights: GP de Mônaco 2024

Primeiro monegasco a vencer em Monte Carlo em 74 anos, Leclerc conquistou primeiro pódio da carreira no Principado


Escrito por Isadora Guerra


A LARGADA


Highlights GP de Mônaco 2024
Primeira volta foi agitada no circuito de Monte Carlo. Foto: f1.com

Definitivamente, a primeira volta do GP de Mônaco foi de cinema (talvez de terror). O primeiro susto da corrida foi na quarta curva, no Cassino. Carlos Sainz, que largou em terceiro, não conseguiu ultrapassar Oscar Piastri e perdeu velocidade até não conseguir frear, escapando e caindo muito no grid. Com bandeira amarela no primeiro setor, a prova seguiu, mas parou logo com um grande acidente envolvendo carros do fim do grid. 


No acesso à curva Beau Rivage, a segunda do Circuito de Mônaco, Sergio Pérez foi tocado por Kevin Magnussen e foi direto no muro. A RB20 do mexicano ficou totalmente destruída. Fim de prova para os dois. Porém, KMag não foi o único piloto da Haas a deixar a prova. Nico Hulkenberg também quebrou após ser atingido na batida pelos outros dois carros. E teve mais toque. Na entrada do túnel, Esteban Ocon tocou no pneu de Pierre Gasly e catapultou o carro. Com danos no assoalho, Ocon acabou abandonando também. Já Gasly seguiu na pista. 


RED FLAG


Highlights GP de Mônaco 2024
Carro de Sergio Pérez destruído após batida com as Haas no GP de Mônaco. Foto: Getty Images

Com tantas colisões e pouco espaço, a bandeira vermelha logo apareceu, antes do término da primeira volta. Todo mundo de volta para os boxes já com a possibilidade de trocar pneus e fazer pequenos reparos nos carros. A corrida voltou 40 minutos depois e com quatro pilotos a menos.


A relargada (parada), dessa vez, foi tranquila, limpa e sem acidentes. Charles Leclerc largou bem para manter a liderança e os pilotos seguraram as posições. Os quatro primeiros colocados trocaram os pneus durante a bandeira vermelha. Leclerc, Piastri, Sainz e Lando Norris trocaram os médios pelos duros com o objetivo de seguir até o fim da prova. E deu certo.


O monegasco não sofreu qualquer tipo de pressão e cruzou a linha de chegada em primeiro, seguido de Piastri, pressionado por Sainz, e Norris em quarto. Cinco segundos depois veio George Russell, que segurou Max Verstappen a corrida toda, e Lewis Hamilton na sequência. Com a distância de uma volta Yuki Tsunoda chegou em P8, Alex Albon em P9 e Gasly em P10.


VAI, CHARLINHO!


Charles Leclerc venceu o GP de Mônaco de F1 2024 e comemorou com a equipe e com a realeza. Fotos: Reuters


Pela primeira vez na história, um piloto monegasco conquistou a vitória em casa na Fórmula 1. Sem vencer desde 2022, Charles carregava uma sequência de 16 pódios sem ficar no lugar mais alto. Ele nunca havia terminado no pódio em Mônaco na F2 ou F1 – e também não conseguiu converter nenhuma de suas últimas 12 partidas da pole position em uma vitória.


O último local a vencer no GP de Mônaco foi Louis Chiron, em 1931, ainda antes da criação da categoria. A sexta vitória na carreira de Leclerc o coloca ao lado de Gilles Villeneuve. Este foi seu quinto pódio em oito corridas até agora neste ano, o que está lhe rendendo o segundo lugar no campeonato de pilotos, apenas 31 pontos atrás de Max Verstappen.


POINTS


Highlights GP de Mônaco 2024
Gasly e Albon marcaram seus primeiros pontos nesta temporada. Foto: f1.com

A Williams saiu da estaca zero graças a Alex Albon, que conquistou a P9. Por outro lado, Logan Sargeant concluiu o GP em décimo quinto e, com o resultado em Monte Carlo, permanece, juntamente com o Guanyu Zhou e Valtteri Bottas, entre os competidores sem pontos marcados até o momento.


Ao chegar em P10, Gasly foi o herói da Alpine. O ex-piloto da Academia Red Bull conseguiu dar a volta por cima depois de um contato com o parceiro de equipe, Esteban Ocon, na primeira volta, que danificou o carro de Gasly e tirou Ocon da disputa. Vale mencionar que a P10 foi o primeiro ponto de Pierre para a escuderia francesa neste ano.


OBRIGADA, MCLAREN!


McLaren homenageia Ayrton Senna com pintura, macacões e capacetes verde e amarelos. Fotos: f1.com


A McLaren apresentou, mais uma vez, emocionou os brasileiros. Desta vez, as homenagens dedicadas a Ayrton Senna ocorreram nas ruas de Monte Carlo, porque o brasileiro foi e ainda é o Rei de Mônaco com cinco poles e seis vitórias. A equipe preparou uma pintura especial em amarelo, verde e azul, inspirada no layout do icônico capacete usado em toda a carreira do ídolo brasileiro na Fórmula 1. Norris e Piastri também usaram roupas casuais, macacões e capacetes diferenciados para o GP de Mônaco. A escuderia britânica toda estava de verde e amarelo (com exceção dos mecânicos de pista por questões de visibilidade). 


Abençoada com a pintura especial, a McLaren fez uma excelente prova nas ruas de Monte Carlo. Oscar e Lando se classificaram em P2 e P4, respectivamente, e assim concluíram ao passarem pela bandeira quadriculada. Diante do forte resultado, a escuderia britânica mantém a sua consistência de finalizações no top 3, que teve início no GP da China.


GP DE MÔNACO EM NÚMEROS


Highlights GP de Mônaco 2024
Fred Vasseur subiu ao pódio para receber o troféu pela Ferrari. Foto: XPB Images

* Os 10 primeiros terminaram em sua ordem de grid, o maior número da história da F1. O recorde anterior eram os seis primeiros colocados na ordem do grid em Mônaco 2018, Cingapura 2018 e Bélgica 2021.

* É o 17º fim de semana de corrida consecutivo em que Leclerc marca pontos e sua sexta vitória iguala o total da carreira de Gilles Villeneuve.

* Esta foi a décima vitória da Ferrari em Mônaco e a quarta corrida consecutiva em piso seco liderada do início ao fim por um piloto.

* Piastri voltou para casa em segundo lugar, empatando o melhor resultado da sua carreira no Grande Prêmio do Catar em 2023, com o melhor resultado da McLaren em Mônaco desde que Lewis Hamilton venceu em 2008.

* Red Bull, Ferrari e McLaren conquistaram todos os pódios até agora nesta temporada.

* Sainz foi terceiro e não terminou fora dos cinco primeiros nesta temporada, já que conquistou o terceiro pódio da carreira em Mônaco.

* Lando Norris, em quarto lugar, encerrou uma série de três corridas de pódios, mas passou para o terceiro lugar no campeonato de pilotos, à frente de Sergio Perez.

* George Russell foi o quinto, igualando o melhor resultado da temporada dele e de sua equipe Mercedes no Bahrein.

* Max Verstappen terminou em P6, seu pior resultado desde o Grande Prêmio de São Paulo de 2022, onde também terminou em sexto.

* Esta é a primeira vez desde 2007 que uma Red Bull não termina entre os cinco primeiros em Mônaco.

* A Red Bull também marcou apenas oito pontos, o menor número que conseguiu em um fim de semana de corrida desde Bahrein, em 2022.

* A sequência de 11 corridas consecutivas de Verstappen liderando a primeira volta terminou em Mônaco.

* Hamilton terminou entre os oito primeiros em Mônaco por 16 vezes em 17 visitas. Ele também terminou na posição que largou pela quinta vez nas últimas seis corridas.

* Yuki Tsunoda marcou seus primeiros pontos em Mônaco.

* Alex Albon marcou os primeiros pontos do ano para a Williams, deixando a Kick Sauber como a única equipe que ainda não marcou em 2024.

* Pierre Gasly sobreviveu a uma colisão com seu companheiro de equipe na primeira volta para marcar seu primeiro ponto e o segundo do ano para a Alpine.

* Fernando Alonso soma duas corridas consecutivas sem pontos depois de marcar nos primeiros seis Grandes Prêmios do ano.

* Nico Hulkenberg abandonou na primeira volta pela 12ª vez na sua carreira, mais do que qualquer outro piloto do grid atual.


E AGORA?


Para terminar os Highlights GP de Mônaco 2024: a próxima etapa da F1 2024 será o GP do Canadá, no Circuito Gilles Villeneuve, no dia 9 de junho, às 15h. A prova é válida como a nona etapa da temporada.


Fontes


Comentários


Se inscreva para não perder nada!

Seja bem-vinda(o) ao mundo do Mulheres no Paddock! Obrigada por se inscrever!

bottom of page