Lando larga na pole, mas não consegue segurar Max e termina em P2 seguido por Hamilton
Escrito por Isadora Guerra
A LARGADA
Na pole position, Lando Norris tomou muito cuidado com Max Verstappen na largada da prova. Ele jogou o carro para o lado direito e fez o adversário encostar a roda na grama. Só que não adiantou muito se preocupar com o tricampeão, que conquistou a ultrapassagem, mas não assumiu a liderança em Barcelona.
George Russell saiu da quarta colocação na largada e aproveitou o espaço deixado por Norris para ultrapassar por fora. Lewis Hamilton, em terceiro, já havia ficado para trás, e viu o companheiro de Mercedes subir para a ponta da prova já na volta inicial. Mas a liderança de George Russell não durou muito. Na terceira volta, com a abertura da asa móvel, Max não teve muitas dificuldades para assumir a ponta e liderar o Grande Prêmio da Espanha.
DEFINIÇÃO NOS BOXES
Entre todos os 20 pilotos, apenas Alex Albon largou com os pneus médios, enquanto todos os outros foram de compostos macios. Na 15ª volta, George Russell e Carlos Sainz foram aos boxes para a mudança de pneus. O espanhol encostou no adversário, mas não conseguiu a ultrapassagem. Hamilton, que parou depois, voltou atrás da Ferrari, mas ultrapassou Sainz na volta 20.
Já Verstappen parou na volta 17 em um pit-stop de apenas 1s9 da RBR. Norris não foi aos boxes na mesma janela dos adversários. Pelo rádio, a equipe sugeriu o pit-stop para que ele voltasse na frente de Russell, mas LN4 afirmou que a briga era com Max, não com o compatriota. Provavelmente, esse tempo a mais que Norris ficou na pista acabou o afastando da possível vitória, visto que Lando parou na virada da volta 23 para 24 e voltou em sexto, atrás de Sainz, tendo que ultrapassar todo pelotão de novo.
NORRIS DECEPCIONADO
Na volta dos boxes, Lando precisou tirar a desvantagem de tempo que tinha em relação a Sainz. Mais rápido, ele chegou no espanhol e o ultrapassou na volta 27, subindo para a quarta colocação. Agora a pressão da McLaren era contra Hamilton. Cinco voltas depois, Norris chegou no heptacampeão e também fez a ultrapassagem.
Não foi difícil chegar em Russell. O piloto da McLaren abriu asa móvel e tentou a ultrapassagem na volta 35. Os dois brigaram pela segunda colocação nas sete primeiras curvas do Circuito de Barcelona-Catalunha até que Norris levou a melhor contra a Mercedes.
Antes da segunda troca de pneus, Lando tirou 5s em relação a Max Verstappen. O tricampeão mundial foi para os boxes na volta 44 e colocou pneus macios. A RBR voltou rápida e aproveitou o pit-stop lento da McLaren na volta 47 para ter uma larga vantagem novamente e administrar a corrida até a bandeirada final.
ENFIM, A MERCEDES
Russell voltou do pit em terceiro com pneus duros e viu Hamilton colocar os macios pouco depois. Ultrapassar o companheiro era inevitável e Hamilton saltou para a terceira colocação na volta 52 com compostos mais rápidos. O segundo resultado consecutivo de 3-4 da Mercedes sugere que as Flechas de Prata estão finalmente evoluindo.
Eles superaram confortavelmente a rival Ferrari tanto na qualificação quanto no ritmo de corrida, com Lewis aproveitando seu melhor Grande Prêmio do ano a caminho de seu primeiro pódio em 2024. Já George liderou a volta de abertura pela segunda corrida consecutiva após uma largada espetacular em quarto lugar e segurou Charles Leclerc para ficar em quarto.
DEU ROLO NA FERRARI
O favorito da casa, Carlos Sainz, ampliou seu recorde de sempre marcar pontos em seu Grande Prêmio em casa para 10 corridas, mas a P6 foi um resultado decepcionante para o espanhol. A Ferrari simplesmente não teve ritmo no Circuito de Barcelona-Catalunha e por isso foi apenas a quarta melhor equipe do fim de semana. Leclerc conseguiu seu melhor resultado na Espanha desde 2021, mas seu pior resultado em 2024. Também houve tensão entre os companheiros de equipe com Leclerc e Sainz oferecendo visões diferentes de uma disputa inicial que viu o menor dos contatos.
Leclerc estava inicialmente à frente na pista e estava tentando economizar pneus no início da corrida, quando se viu espremido por dentro por Sainz na curva 1 da volta 3. Os dois fizeram contato brevemente antes do espanhol sair da pista, quando ele assumiu a posição de vantagem. Com mais ritmo, o monegasco ultrapassou o companheiro mais tarde, só que o P5 o fez cair para trás de Lando Norris no campeonato de pilotos. O britânico McLaren está dois pontos à frente depois de terminar em segundo na Espanha e ganhar o ponto de bônus da volta mais rápida.
ALGUÉM ACORDA A ASTON MARTIN
A Aston Martin teve sua pior corrida da temporada, pois não conseguiu pontuar pela segunda vez em três Grandes Prêmios, apesar de trazer melhorias para Barcelona. O herói da casa Fernando Alonso e Lance Stroll simplesmente não tiveram ritmo para competir por pontos. O chefe Mike Krack pediu paciência e isso sugere que as próximas semanas (com quatro Grandes Prêmios em cinco fins de semana) podem ser difíceis para eles. Na Espanha, Alonso amargou um P12 e Stroll chegou em P14, ambos cruzando a linha uma volta após os líderes.
GP DA ESPANHA EM NÚMEROS
• A vitória foi a sétima de Verstappen em 11 corridas neste ano e sua 61ª vitória na carreira.
• Foi a quarta vitória de Verstappen no Grande Prêmio da Espanha e a terceira consecutiva nesta pista.
• Verstappen assumiu a liderança do campeonato após vencer o Grande Prêmio da Espanha de 2022 e não a perdeu desde então (já são 763 dias).
• Verstappen agora tem 106 pódios e empata com Alain Prost e Fernando Alonso em quarto lugar na lista de todos os tempos, no circuito em que conquistou seu primeiro pódio ao vencer em 2016.
• O vencedor saiu da primeira fila em Barcelona pela 31ª vez em 34 Grandes Prêmios.
• Com o P2, Norris é o único piloto a terminar nos pontos em todos os Grandes Prêmios em 2024.
• Foi o primeiro pódio da McLaren nesta pista desde que Lewis Hamilton e Jenson Button ficaram em segundo e terceiro em 2011.
• Norris subiu para o segundo lugar no campeonato de pilotos pela primeira vez.
• A McLaren está no pódio há seis corridas consecutivas, sua maior sequência desde 2011-2012.
• Foi a quinta vez nas últimas seis corridas que Verstappen e Norris terminaram em primeiro e segundo lugar (em qualquer ordem).
• O P3 de Hamilton foi seu primeiro pódio na temporada de 2024.
• Foi seu 198º pódio na carreira, mas seu 17º pódio desde sua última vitória na Arábia Saudita, em 2021.
• Hamilton agora tem 18 temporadas consecutivas com pódios, ampliando seu recorde na F1.
• Com 39 anos e 168 dias, Hamilton é o terceiro piloto mais velho a subir no pódio no século XXI, atrás de Fernando Alonso e Michael Schumacher.
• Com George Russell em quarto, a Mercedes terminou em terceiro e quarto pela segunda corrida consecutiva.
• Russell liderou a volta de abertura nos últimos dois Grandes Prêmios.
• Na Ferrari, o P5 de Charles Leclerc foi seu melhor resultado na Espanha desde 2021.
• Com a P6, Carlos Sainz mantém seu recorde de sempre marcar pontos em seu Grande Prêmio em casa (10 de 10).
• O Circuito de Barcelona-Catalunha é a única pista em que Sainz tem um histórico de 100% de pontuação na F1.
• Oscar Piastri, da McLaren, ficou em 7º, seu pior resultado desde que não conseguiu pontuar em Miami.
• Na Alpine, Pierre Gasly ficou em 9º e marcou pontos pela terceira corrida consecutiva, igualando o seu melhor resultado e o da equipe na temporada.
• Esteban Ocon ficou em 10º, o que significa que os pilotos da Alpine terminaram em nono e décimo lugar pelo segundo fim de semana de corrida consecutivo.
• Como resultado, a Alpine ultrapassou a Haas e chegou ao sétimo lugar no campeonato de construtores.
• Na Haas, Nico Hulkenberg ficou em 11º (quinta vez em 2024 que ele terminou nessa posição).
• Fernando Alonso conseguiu apenas a 12ª posição, terceira vez nas últimas quatro corridas que ele não conseguiu pontuar.
E AGORA?
E, para terminar os Highlights GP da Espanha 2024, a próxima etapa da F1 2024 será o GP da Áustria, no Circuito Red Bull Ring, com direito à sprint race. A prova é válida como a 11ª etapa da temporada e ocorre neste fim de semana, de 28 a 30 de junho.
Fontes
Commentaires