Max Verstappen conquista primeira vitória no Circuito de Xangai
Escrito por Isadora Guerra
A LARGADA
Enquanto Max Verstappen seguia na ponta sem dificuldades, Fernando Alonso passou Sergio Perez por fora e assumiu a vice-liderança já nas primeiras curvas. Logo depois, o mexicano da RBR começou a sofrer com a pressão de Lando Norris, quarto colocado, mas conseguiu se manter na última vaga provisória do pódio. Já Lance Stroll ganhou duas posições e subiu de 11º para o 9º lugar, sendo o único piloto com pneus macios no top 10. Já a Mercedes teve um começo estranho: George Russell subiu de 8º para 6º, mas Lewis Hamilton caiu de 18º para 19º.
SAFETY CAR
Foram praticamente 20 voltas sem muita ação até que o motor de Valtteri Bottas simplesmente apagasse na área de escape da curva 11, na 21ª volta. Inicialmente, a direção de prova optou por um Virtual Safety Car, que não deu muito certo porque os fiscais não conseguiram retirar o carro do finlandês apenas no braço. O SC real entrou na pista para que uma grua pudesse remover a Sauber em segurança.
Com isso, vários pilotos (incluindo o líder da prova) voltaram aos boxes, já que a degradação de pneus estava muito acima do esperado. Charles Leclerc, por exemplo, fez sua primeira troca de pneus ainda sob a bandeira amarela do VSF. Lando Norris, porém, passou da entrada do pit lane e atrasou sua parada em uma volta. A entrada do SC beneficiou e muito esses dois pilotos, que relargaram com chances reais de pódio.
Quando Max se preparava para acelerar com tudo e reiniciar a prova, Alonso acabou freando mais pesado, o que gerou um engavetamento. Lance Stroll encheu a traseira de Daniel Ricciardo, que chegou a tocar em Oscar Piastri. Na parte de trás, Kevin Magnussen bateu na roda traseira direita de Yuki Tsunoda. Safety Car na pista de novo.
Resumo da ópera: Bottas fora com quebra no motor, Tsunoda e Ricciardo abandonaram por colisões com Magnussen e Stroll, respectivamente. Logan Sargeant foi punido com 10s por ultrapassar sob bandeira amarela, Magnussen e Stroll receberam a mesma sanção pelas batidas com a dupla da Racing Bulls. Já Ricciardo fez uma ultrapassagem durante o regime de Safety Car, o que não é permitido, e por isso foi punido com a perda de três posições no grid da próxima etapa (GP de Miami).
PRIMEIRA VITÓRIA NA CHINA
Depois da segunda relargada, na volta 36, o caminho de Verstappen à vitória foi ainda mais tranquilo. Esse foi o primeiro triunfo do holandês em Xangai. Vale lembrar que ele venceu a sprint do fim de semana, ainda no sábado, largando em P4. Agora, só há um circuito do atual calendário em que Verstappen não venceu: Marina Bay, em Singapura (Carlos Sainz triunfou em 2023).
Com a vitória, Verstappen chega aos 110 pontos no campeonato de pilotos, 15 a mais que o vice-líder, Checo. No mundial de construtores, a RBR detém 195 pontos na liderança contra 151 da vice-líder Ferrari. Em terceiro, a McLaren chegou a 96 pontos após o pódio de Norris.
O RESTO DO PÓDIO
A definição do restante do pódio foi protagonizada por cinco pilotos: Perez, Alonso, Norris, Leclerc e Sainz. Na metade final da prova, porém, a briga se concentrou entre Norris, Leclerc e Checo. O "plano D" de uma única parada da Ferrari com Leclerc acabou o deixando vulnerável no fim da prova. Na 39ª volta, ele foi ultrapassado por Perez, cujos pneus duros tinham duas voltas a menos que os do monegasco. Perto da bandeirada, o mexicano ensaiou uma aproximação de Norris, mas acabou ficando apenas com a P3. O britânico da McLaren foi eleito piloto do dia por voto popular no site da F1.
SALVEM O MECÂNICO DA ALPINE
A temporada da Alpine realmente está muito ruim. Em 2024, nenhum dos dois pilotos da equipe francesa conseguiu pontuar. Na China, Pierre Gasly enfrentou uma situação bizarra nos boxes. Na troca de pneus, na volta 15, a equipe o liberou antes de colocar o pneu direito traseiro. Quando o piloto tentou sair, a roda ainda estava solta e se deslocou em direção a um mecânico. O carro número 10 foi parado e o pneu foi colocado no A524. O mecânico não teve ferimentos graves. O erro da equipe custou segundos preciosos para Gasly, que terminou a prova apenas na 13ª colocação e segue sem pontuar na temporada 2024. Após a corrida, a Alpine foi multada em 10 mil euros.
O HERÓI LOCAL
Zhou se emocionou com a torcida e celebrou a P14 em frente a maior arquibancada do circuito. Fonte: f1.com
Guanyu Zhou foi um dos protagonistas do GP da China com direito a tratamento especial. Primeiro chinês da história a disputar o GP da China, o piloto da Sauber terminou apenas na 14ª posição, sem pontuar. No entanto, foi recebido na linha de chegada com um totem personalizado, semelhante aos que são oferecidos aos três primeiros colocados. Ao longo da prova, o piloto do carro 24 foi celebrado pelo público em cada disputa de posição. Ao deixar o carro, tirou o capacete e as luvas e acenou para as arquibancadas. Emocionado, não segurou o choro e festejou sua marca histórica junto à família e à torcida.
GP DA CHINA EM NÚMEROS
• A vitória de Verstappen foi a sua 21ª nos últimos 23 GPs (Carlos Sainz venceu os outros dois).
• Verstappen já venceu em 26 circuitos diferentes, apenas cinco atrás do recorde histórico de Hamilton.
• Verstappen venceu a sprint e o GP no mesmo fim de semana pelo terceiro fim de semana consecutivo de sprint week.
• Graças a Norris ter conquistado o segundo lugar pela McLaren, foi a primeira vez nesta temporada que um construtor não fez uma dobradinha.
• Foi o 15º pódio da carreira de Norris sem vencer, empatando com Patrick Depailler, Jean Alesi, Mika Hakkinen e Eddie Irvine, que somaram 15 pódios antes da primeira vitória.
• Foi também o oitavo segundo lugar na sua carreira na F1, sete conquistados nos últimos 18 GPs.
• P2 foi o melhor resultado da McLaren em Xangai desde que Jenson Button terminou em segundo em 2012.
• Piastri foi P8, o que significa que ambas as McLarens marcaram pontos em todos os GPs e sprints deste ano.
• Com Perez em P3, as duas Red Bull subiram ao pódio em Xangai pela primeira vez desde 2011.
• Perez nunca tinha terminado acima do oitavo lugar em Xangai na sua carreira na F1.
• Foi o quarto pódio do mexicano em cinco corridas neste ano (em 2023, ele só conseguiu dois pódios nos últimos 10 GPs).
• Leclerc ficou em quarto lugar com a Ferrari e é o único piloto a terminar entre os quatro primeiros em todas as corridas de 2024.
• Leclerc terminou em quarto lugar em três das cinco primeiras corridas de 2024.
• Foi o 14º fim de semana consecutivo de Leclerc marcando pontos, incluindo a sprint.
• Sainz foi P5, primeira vez que terminou fora do pódio quando iniciou uma corrida neste ano.
• Foi a primeira vez que Sainz terminou entre os seis primeiros em Xangai.
• Com Russell em P6, a Mercedes não terminou entre os quatro primeiros nas cinco primeiras corridas pela primeira vez desde 2011.
• A Mercedes nunca tinha ficado fora dos cinco primeiros em Xangai.
• Voltando para casa em P7, Alonso terminou abaixo do que largou pela quarta vez em cinco GPs neste ano.
• Alonso terminou na mesma posição da sua última largada no Grande Prêmio da China, pela McLaren, em 2018.
• Hamilton terminou em P9 depois de largar em P18.
• Foi a terceira vez que Hamilton terminou em nono nos últimos quatro GPs.
• Com P10 para a Haas, Nico Hulkenberg marcou pontos pela terceira vez nas últimas quatro corridas (ele marcou apenas uma vez em toda a temporada de 2023).
• Hulkenberg está agora empatado com Andrea de Cesaris em 208 corridas na F1 sem vencer.
• O resultado de P11 de Esteban Ocon foi o melhor da Alpine na temporada de 2024.
E AGORA?
Encerrando os Highlights: GP da China 2024, agora a F1 encara uma semana de intervalo antes da próxima etapa: o GP de Miami, em 05 de maio. Válida como a sexta rodada da temporada, a corrida nos Estados Unidos será a primeira de três no país, e assim como sua antecessora, contará com uma corrida sprint. Notícia boa aos brasileiros: as atividades da madrugada acabaram, pelo menos por enquanto.
Fontes
Kommentare