Primeira etapa do campeonato feminino ocorre neste fim de semana em Jeddah, na Arábia Saudita
Escrito por Eduarda Gouvêa
Revisado por Isadora Guerra
A espera acabou: vai ter brazuca estreando na F1 Academy neste sábado (09/03). Logo no segundo ano da categoria feminina de monopostos, a jovem Aurélia Nobels (ART Grand Prix) entra para o hall de pilotos como a brasileira pioneira nesta competição. A corrida principal ocorre sábado, às 9h, em Jeddah, na Arábia Saudita (junto às atividades da F2 e da F1). São cinco equipes: ART Grand Prix, Campos Racing, Rodin Motorsport, MP Motorsport e Prema. Cada time tem três pilotos, totalizando 15 competidoras.
Elas percorrerão 7 circuitos, em 7 países diferentes e disputarão ao todo 14 corridas (2 por etapa). Para 2024 a categoria passará pela Arábia Saudita, Estados Unidos, Espanha, Holanda, Singapura, Catar e Abu Dhabi. O final de semana da categoria, que será dividido em 3 dias, iniciará com uma sessão de treinos livres e em seguida uma sessão de classificação. No dia seguinte ocorre a corrida 1 e no dia posterior a Corrida 2. Em Jeddah, a Band.com.br e o Bandplay transmitem a corrida 1 da categoria feminina na sexta-feira (08/03), às 9h, e a corrida 2 no sábado (09/03), também às 9h. No streaming, a F1TV cobre todas as atividades.
Segundo ano
A F1 Academy tem Susie Wolff como diretora. Ela é ex-piloto e ex-chefe de equipe da Venturi na Fórmula E e uma das principais incentivadoras da presença feminina no automobilismo. A categoria, formada unicamente por mulheres, está apenas no seu segundo ano de atividades.
O carro da F1 Academy é fabricado pela Tatuus (Tatuus T421), montadora italiana que usará como modelo os chassis da Fórmula 4. A Pirelli é a fornecedora de pneus da categoria, assim como acontece na F1. Os veículos podem chegar a até 240 km/h, e ainda contam com o halo, equipamento de proteção frontal que também é utilizado na Fórmula 1.
Em 2024, mudanças significativas no formato da categoria foram implementadas. Devido ao compartilhamento das etapas com a Fórmula 1 e outras categorias de base, a organização achou necessário reduzir a quantidade de sessões e o tempo de pista para das pilotos. Em 2023, cada etapa consistia em dois treinos livres, duas sessões de classificação e três corridas. Porém, em 2024 haverá apenas um treino livre, uma sessão de classificação e duas corridas, o que totaliza uma redução de 21 para 14 provas.
Serão oferecidos pontos na qualificação, sendo que as pilotos que conquistarem a pole position nas corridas 1 e 2 receberão dois pontos. Ambas as corridas distribuem pontos iguais, com os 10 primeiros classificados recebendo 25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1 pontos, respectivamente. Além disso, será atribuído um ponto ao piloto que obtiver o tempo de volta válido mais rápido em cada corrida, desde que termine entre os 10 primeiros na classificação final.
F1 Academy: quem é Aurélia Nobels
Filha de pais belgas, ela nasceu em Boston (Estados Unidos), mas morou em São Paulo desde os seus três anos de idade. Sua jornada começou com a paixão pelo esporte e incentivo do pai, ingressando no kart aos 10 anos. Ao longo de cinco anos ela acumulou conquistas no Brasil e competiu em etapas do Campeonato Europeu de Kart e do Mundial de Kart. No seu último ano na categoria, alcançou o quarto lugar na disputa nacional.
Aos 17 anos, Aurélia é a primeira mulher a fazer parte, desde 2019, da Academia de Pilotos Shell Racing, a única representante feminina do grid da F4 Brasil e a primeira a participar da inédita categoria de formação de jovens pilotos. Ela já superou 16 competidoras de todo o mundo em uma seletiva realizada em Maranello, na sede da Ferrari, além de participar de testes de pista em Paul Ricard, na França, onde venceu o programa global “Girls on Track Rising Stars”, da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), em 2022.
Como prêmio, Nobels passou a fazer parte da Ferrari Driver Academy e da equipe Prema Racing, tornando-se a piloto mais jovem no grid da F1 Academy, competindo ao lado de grandes nomes do automobilismo mundial. Em 2023, na Fórmula 4 Italiana, Aurélia obteve oito vitórias em 17 corridas disputadas. Na classificação geral, ela terminou o campeonato na 25ª posição. Boa sorte, garota!
Fontes
Comments